segunda-feira, 26 de outubro de 2009

EDMUNDO SILVA

(Edmundo Freitas Silva, 5/12/1958, Sá da Bandeira-Angola)
Treinador

83/84-Esp.LAGOS----II(interino)
--------------
---------------
88/89-Esp.LAGOS----II(interino)

-----------------------------
92/93-Esp.LAGOS----II B(adjunto)*
93/94-Esp.LAGOS----II B(adjunto)*
94/95-Esp.LAGOS----III

95/96-Esp.LAGOS----III
96/97-Esp.LAGOS----III
97/98-Esp.LAGOS----III
98/99-Esp.LAGOS----III(até Abril)
99/00-inactivo
00/01-Esp.LAGOS---(Coordenador Futebol Juvenil)
01/02-Esp.LAGOS---(Coordenador Futebol Juvenil)
02/03-Esp.LAGOS---(Coorden
ador Futebol Juvenil)
03/04-Esp.LAGOS---(Coordenado
r Futebol Juvenil)
04/05-Esp.LAGOS----Dis
t.
05/06-Esp.LAGOS----Dist.
06/07-Esp.LAGOS---(Coordenador Futebol Juvenil)
07/08-Esp.LAGOS---(Coordenador Futebol Juvenil)
08/09-Esp.LAGOS---(Coordenador Futebol Juvenil)
09/10-Esp.LAGOS---(Coordenador Futebol Juvenil)

10/11-Esp.LAGOS---(Coordenador Futebol Juvenil)
11/12-Esp.LAGOS---(Coordenador Futebol Juvenil)
11/12-Esp.LAGOS---III**
12/13-Esp.LAGOS---III
-----------------------------
15/16-Esp.LAGOS---(iniciados)
16/17-Esp.LAGOS---(infantis)

*treinador principal durante algumas jornadas,a meio da época
**treinador principal a partir de Fevereiro























 







































A carreira de treinador de Edmundo no Esperança de Lagos começou bem cedo e de uma forma inesperada.Na temporada de 83/84,com 26 anos e em plena actividade como jogador,o histórico médio esperancista assumiu o comando da equipa principal interinamente durante algumas semanas,fazendo a transição entre o treinador cessante,Vitor Gomes, e o novo técnico,Benvindo Assis.Tal experiência viria a repetir-se mais algumas vezes,como em 88/89,época em que tomou conta da equipa por duas vezes.Primeiro após a saida de Assis,fazendo a transição até á chegada de António Fidalgo.Poucos meses depois,Fidalgo sairia e veio a ser Edmundo que terminaria a época,mais uma vez como jogador-treinador.
Logo após terminar a carreira de jogador,começaria imediatamente a de técnico a tempo inteiro.Primeiro como adjunto de Fernando Cabrita e Bruno Cardoso e mais uma vez,ficando com a equipa após as saidas destes a meio das épocas.
Foi em 94/95 a primeira temporada que Edmundo Silva ocupou o cargo de técnico principal desde a 1ª á ultima jornada do campeonato da 3ª Divisão,Série F,ficando no 9º lugar,a meio da tabela.Seria na época seguinte que Edmundo alcançaria a sua melhor classificação como treinador principal,um 4º lugar final com o Esperança muito perto de retornar á 2ª Divisão.
Seguiria com o clube estável no terceiro escalão até 98/99,ano em que,após uma remodelação nos quadros técnicos do clube,Edmundo viria a dar o lugar a um seu antigo jogador,o defesa Décio ,que já havia treinado as camadas jovens.
Após um ano inactivo,o antigo jogador lacobrigense regressa ao Esperança mas desta vez com o cargo de Coordenador do Futebol juvenil.E foi após a sua reentrada e de uma reorganização no Departamento de Futebol Juvenil que começaram a aparecer alguns jovens com inegável qualidade,que entretanto já representam outros emblemas com outras ambições,como Diogo Viana e Diogo Amado.
Entretanto a equipa senior viria a cair para o Distrital depois de várias mudanças de treinador a apostas falhadas em jogadores de qualidade discutível.
Edmundo volta ao cargo de treinador do Esperança por mais duas temporadas no Distrital.Não conseguiu a promoção á 3ª Divisão porque também o clube vivia uma profunda crise directiva e financeira,mas mesmo assim conquistou para os lacobrigenses a sua primeira Taça do Algarve com uma equipa constituída por jogadores muito jovens,muitos deles juniores no ano anterior,como Mouzinho,Noel,Sandro ou Ruben.
A partir de 2006,Edmundo tem-se dedicado exclusivamente ao Departamento de Futebol Juvenil,coordenando e acompanhado de perto todos os escalões de formação do seu clube de sempre,o Esperança de Lagos.



Edmundo no "Correio de Lagos" em 1995






















































































 Recorte retirado do jornal "Notícias de Lagos" de 2006























Edmundo homenageado pela A.F.A. em 2009






1 comentário:

Anónimo disse...

O Mister Esperança!!


Sargaçal